Blog Apta Caminhões

Como ser caminhoneiro? Guia completo!

28 de março de 2024 por Apta Digital

Muitos buscam aprender a como ser caminhoneiro de forma a iniciar nessa carreira tão importante para a economia e para, praticamente, todos os setores comerciais de nosso país. 

Pensando nas dúvidas relacionadas a essa carreira, a equipe da Apta Caminhões e Ônibus preparou este guia com tudo o que você precisa saber para iniciar nessa jornada. Acompanhe e confira!

Guia completo de como ser caminhoneiro

Os passos de como ser caminhoneiro podem ser exemplificados como nos tópicos abaixo. Entretanto, é importante termos em mente que, dependendo do seus objetivos profissionais, é possível que você encontre outras etapas no seu desenvolvimento profissional.

Por isso, é importante ter um plano de ação bem definido no momento em que você for iniciar a sua carreira. E para te ajudar com um norte desde já, preparamos uma lista com 7 passos para que você tenha um ponto de partida para ser caminhoneiro. Confira só:

1. Obtenha a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Obter a Carteira Nacional de Habilitação é o primeiro, e mais básico, passo para ser caminhoneiro. Afinal, você precisa da habilitação correta para poder fazer o transporte de cargas, independentemente de quais forem elas.

Nesse cenário, podemos considerar três possibilidades diferentes:

  • Categoria B: Embora a categoria B seja para motoristas de carro, hoje em dia é possível ser caminhoneiro com esse tipo de habilitação, desde que você dirija um veículo que esteja incluído nessa categoria. É o caso do Delivery Express, um veículo que não exige que você tenha habilitação especial para atuar no ramo de cargas. Você pode saber mais sobre ele acessando o nosso artigo sobre o Delivery Express!
  • Categoria C: Essa habilitação permite que o futuro caminhoneiro possa conduzir veículos utilizados no transporte de carga com peso total superior a 3.500 kg e até 6.000 kg. É ideal para quem está em busca de um caminhão de médio porte, como as opções que você pode encontrar na Apta Caminhões e Ônibus.
  • Categoria E: Nessa categoria de habilitação, encaixam-se futuros caminhoneiros que têm o interesse de conduzir veículos com peso acima de 6.000 kg ou esteja enquadrada em outras especificações que demandam essa categoria, como a combinação de veículos com unidade acoplada (reboque, semirreboque, trailer) que ultrapasse 6.000 kg de peso bruto total, ou que seja destinada ao transporte de passageiros.

2. Inicie uma formação profissional

Além de ter a documentação necessária para poder conduzir o seu veículo, é importante que você também busque a formação profissional necessária para tornar o seu trabalho ainda mais organizado.

É o caso de formações profissionalizantes que focam na gestão e logística de cargas, que visam preparar você para diferentes situações no dia a dia.

3. Considere adquirir prática em empresas de carga

Na hora de seguir o passo a passo de como ser caminhoneiro, algumas pessoas preferem iniciar a carreira adquirindo experiência como funcionário de empresas de carga.

Essa é uma excelente maneira de adquirir conhecimentos importantes sobre o dia a dia, sobre a logística e sobre aspectos relacionados à segurança e à legislação, por exemplo.

Além de ser uma fonte de aprendizagem, você também pode optar por ser caminhoneiro contratado por uma empresa específica. Dessa maneira, poderá atuar no regime CLT e ter direito a todos os benefícios da carteira assinada.

4. Se atuar como autônomo, escolha o seu caminhão

Continuando o passo a passo de como ser caminhoneiro, também não podemos deixar de citar que muitos profissionais buscam a carreira autônoma, tendo o próprio caminhão para atuar no mercado de cargas.

Nesse caso, é necessário escolher o seu caminhão, considerando aspectos como:

  • A habilitação que você fez inicialmente, pois ela é diferente para cada tipo de porte de caminhão;
  • Escolher um caminhão que seja adequado ao tipo de carga que você quer transportar, que pode ser carga perigosa, viva, geral, a granel, entre muitas outras;
  • Avaliar o orçamento para o investimento inicial no seu primeiro caminhão;
  • Entre outros aspectos que são válidos para uma escolha mais assertiva.

Além disso, é importante considerar, além do custo inicial do veículo, a sua eficiência de combustível, custos de manutenção, capacidade de carga, qualidade e segurança oferecida.

Aqui na Apta Caminhões e Ônibus, podemos te ajudar a encontrar o melhor caminhão para iniciar a sua carreira da melhor forma!

5. Faça o seu cadastro na Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT)

Lembre-se de que o cadastro na ANTT é obrigatório para todos os caminhoneiros que realizam transporte remunerado de cargas no Brasil. Por meio dele, você garante a legalidade do seu negócio e pode atuar sem problemas e dores de cabeça mais tarde.

Para isso, você pode acessar o site da ANTT e iniciar o seu registro, dirigindo-se a uma das  empresas credenciadas, após esse processo inicial, para a coleta da biometria e demais detalhes que forem solicitados nesse momento.

Basicamente, os passos que serão seguidos, durante esse registro, são:

  1. Apresentação de documentos pessoais;
  2. Apresentação de documentos do veículo;
  3. Apresentação de documentos da empresa, caso aplicável;
  4. Pagamento de taxas requeridas para o processo;
  5. Recebimento do RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas) após a conclusão do cadastro;

Lembre-se ainda da importância da renovação periódica do RNTRC, conforme exigido pela regulamentação.

6. Invista em uma gestão eficiente

Por fim, lembre-se da importância de aprender sobre e investir em uma gestão eficiente para o seu negócio. É o caso do controle de custos e planejamento de investimentos, e gestão operacional, como a otimização de rotas, manutenção preventiva do veículo e gestão de relacionamentos com clientes. 

Ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão de frota e aplicativos de rastreamento de carga, podem oferecer suporte significativo nessas áreas.

Invista nessas facilidades e torne a sua trajetória ainda mais positiva!

Conte com a Apta Caminhões e Ônibus e inicie a sua carreira da melhor forma!

Contar com o apoio de uma empresa como a Apta Caminhões e Ônibus pode ser um diferencial na carreira de quem busca ser um caminhoneiro, uma vez que oferecemos acesso a veículos de alta qualidade, serviços de manutenção e assistência técnica sob medida.

Saiba mais sobre os serviços que temos a oferecer para você, acessando o nosso site!