Blog Apta Caminhões

Tendências de logística para 2022

27 de janeiro de 2022 por Apta Digital

As tendências de logística para 2022 são inúmeras. Afinal de contas, uma série de ajustes e implementações segue acontecendo no setor e, por isso, você precisa estar preparado para embarcar nessa jornada.

Um dos principais caminhos para conseguir acompanhar o desenvolvimento do setor logístico para 2022, com certeza, é com o uso da internet/tecnologia. Tudo isso está cada vez mais aderente aos processos e ficar de fora pode ser um problema.

Quer entender tudo sobre o assunto? Então, continue lendo e saiba mais sobre as tendências de logística para 2022.

 

Tendências de logística para 2022 – Conheça as principais

Sempre que se fala em tendência para alguma coisa, é importante entender o que isso significa. Uma tendência, na verdade, é algo que tende a acontecer. Ou seja, há inclinação por pesquisas, dados e comportamentos que indicam que determinadas ações vão ou estão acontecendo.

E para que você possa se antecipar a isso ou mesmo participar das mudanças logo no começo, é importante entender para onde essa inclinação está indo. Veja algumas tendências de logística para 2022:

  • Mais compras online.
  • Entrega de pequenos pacotes.
  • Entrega com drones.
  • Robótica e inteligência artificial.
  • Ainda mais tecnologia.
  • Embalagens práticas.

A seguir, entenda em detalhes cada item da lista e veja como você poderá implementar isso no seu negócio logístico.

 

Mais compras online

O “online” está cada vez mais presente na vida das pessoas. Afinal, a internet está cada vez mais disponível em vários lugares do Brasil e acessar artigos, vídeos e fazer compras online é uma realidade cada vez maior.

Principalmente com o avanço da pandemia nos últimos anos, as pessoas conseguiram criar novos hábitos de consumo. Quem já comprava muito pela internet, passou a comprar ainda mais. E quem ainda não comprava, passou a comprar.

Portanto, uma das principais tendências de logística para 2022 é justamente essa continuidade das compras online que, por consequência, precisarão ser entregues. As compras online vão continuar e ainda têm campo para aumentar. O que faz sentido, inclusive, para o próximo tópico.

 

Entrega de pequenos pacotes

A entrega de pequenos pacotes é uma tendência na logística que seguirá ativa para 2022. Pequenas compras ou pequenos pedidos de comerciantes locais ainda continuarão a crescer. Logo, haverá demanda para esse tipo de entregas em domicílio.

Hoje em dia existem empresas especializadas em entregas de pequenos pacotes. Principalmente aquelas que são vinculadas e terceirizadas aos grandes marketplaces do Brasil.

Entregar de maneira ágil, prática e segura é o que ajuda a fomentar as compras online. Boas práticas e estratégias direcionadas a esse tipo de solução com certeza terão espaço para 2022.

 

Entrega com drones

Isso aqui parece algo futurista ou de filme. Mas, na prática, já acontece. As entregas com drones são uma realidade cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Em 2022, essa tecnologia e processo logístico tenderão a melhorar e expandir.

As entregas por drones ainda esbarram em vários fatores limitantes que existem por um simples motivo: até pouco tempo atrás, os drones eram apenas objetos futuristas e longe da realidade popular.

Mas hoje isso mudou. E a logística tem muito a se beneficiar a partir do momento em que as entregas consigam escalar de maneira segura. Portanto, ficar atento a esse tipo de operação certamente poderá render boas oportunidades de negócio no médio e longo prazo.

Quem sabe, a sua empresa não seja uma das pioneiras na implementação de entregas por drones, não é mesmo?

 

Robótica e inteligência artificial

Para os grandes galpões logísticos ou mesmo para os pequenos estoques, otimizar processos é fundamental. E isso até já acontece com o uso de sistemas e processos automatizados.

No entanto, para 2022, tudo isso deverá ganhar um corpo ainda mais tecnológico. Seja para implementação de robôs, ou para a implementação de inteligência artificial.

Com o aumento de pedidos e o movimento de mercadorias/produtos, a agilidade não é mais um diferencial. É uma necessidade da empresa logística. E nem sempre a capacidade humana terá toda essa agilidade.

E quem entra em cena, nesse caso, é a tecnologia com sistemas inteligentes e funcionais.

 

Ainda mais tecnologia

Sim, vivemos a era da tecnologia. Estamos presenciando uma revolução incrível no mundo que, em pouco tempo, estará nos livros de história com o mesmo peso das revoluções que trouxeram a humanidade até aqui.

Por isso, a tecnologia não para. É muito difícil encontrar um limite ou um fim para a tecnologia. Sistemas sempre podem ser melhorados e processos sempre podem ser aperfeiçoados.

A tecnologia é um código de programação aberto. Uma linha a mais ou a menos de código, pode transformar para sempre um sistema. Portanto, prepare-se para continuar surfando a onda das atualizações, melhorias e novas tecnologias logísticas em 2022.

 

Embalagens práticas

Como você pôde perceber, as tendências de logística para 2022 estão, em sua grande maioria, atreladas à tecnologia, não é mesmo? Agilidade em processos de coleta e entrega continuarão sendo uma necessidade.

E isso é refletido, inclusive, na forma como esses produtos/mercadorias são embalados. Soluções de embalagens práticas e lockers inteligentes devem ser um ponto alto para que o sistema logístico continue avançando neste ano.

 

Como se preparar para a logística em 2022

Para se preparar adequadamente para a logística em 2022, será fundamental acompanhar a tecnologia. Não há como abrir mão da tecnologia. Independente de qual for ela – afinal, tecnologia não é apenas a internet.

Encontrar as melhores soluções para os seus clientes continuará sendo um ponto alto. Afinal, um produto/serviço nada mais é do que a resolução de um problema. Esteja atento aos “problemas” dos seus clientes e foque em encontrar soluções em cima disso.

Muitas vezes o problema de um cliente, pode ser o problema de outros 10 clientes – eles apenas ainda não sabem disso.

 

Como a internet ajudará a logística em 2022

O avanço do 5G no Brasil tenderá a deixar as conexões dezenas de vezes mais velozes. Logo, as transferências de dados online vão aumentar e novas possibilidades podem surgir. Portanto, esteja online. Implemente sistemas na nuvem. Esteja conectado às redes sociais e explore os algoritmos em prol do marketing da sua empresa logística.

 

Quer continuar recebendo mais novidades? Então, siga nossas mídias sociais e acompanhe os próximos conteúdos em primeira mão.