Blog Apta Caminhões

Caminhão perdendo força? Conheça as causas mais comuns e saiba como evitar

21 de janeiro de 2022 por Apta Digital

Para quem trabalha com o transporte de carga, é importante que o caminhão mantenha a sua potência por bastante tempo. Caso o veículo perca força, será mais difícil transportar quantidades maiores de mercadoria, além de implicar em maior consumo de combustível em cada frete.

A melhor forma de lidar com isso é entender quais são as principais causas desse tipo de problema e tomar as atitudes certas para preveni-los. Acompanhe e entenda os principais motivos para o caminhão perder força e o que você pode fazer a respeito.

 

Quais são as causas mais comuns da perda de força no caminhão?

 

  1. Filtro de combustível obstruído

É fundamental realizar as trocas dos filtros de combustível conforme recomendações do fabricante do seu caminhão, item que requer muita atenção pois a obstrução do filtro pode causar perda da potência além de outros problemas no caminhão.

 

  1. Falta ou atraso na revisão preventiva

Mesmo que não haja nenhum defeito aparente no caminhão, é indispensável que você o leve para uma manutenção regular, conforme indicações do fabricante do seu veículo. Isso ajuda a identificar, com mais antecedência, problemas que poderiam levar à perda de potência.

 

Como evitar a perda de força no caminhão?

 

Além das causas mais frequentes que podem levar à perda de força no caminhão, gostaríamos de destacar nesse artigo também algumas ações que você pode tomar para manter o máximo desempenho do seu veículo.

Veja aqui algumas das principais delas:

 

  • Revisões frequentes

Assim que o caminhão é adquirido, uma das primeiras coisas a fazer é criar uma agenda de revisões, seguindo as recomendações do fabricante para o plano de manutenções do seu veículo.

 

  • Usar combustível de boa qualidade

Além de oferecer maior rendimento por litro, combustível de qualidade também contribui com sua manutenção e durabilidade.

Outro ponto para ficar atento é que combustível de má qualidade traz algumas impurezas que podem comprometer a potência do seu veículo.

 

  • Troca regular dos filtros

Os filtros de ar e de combustível, como já mencionamos, são indispensáveis para o melhor funcionamento do caminhão a longo prazo. Sendo assim, realizar a troca deles regularmente vai ajudar a manter sua potência. Basta incluir esse procedimento em suas manutenções de rotina.

 

Quer continuar acompanhando nossas dicas? Então, siga nossas mídias sociais e não perca nenhum de nossos próximos artigos.