4 de junho de 2025 por Apta Digital
A eletrificação do transporte rodoviário já não é apenas uma projeção futura para a nossa sociedade, mas, sim, trata-se de uma necessidade crescente para empresas que lidam com logística e mobilidade em larga escala.
Nesse cenário, a VW Caminhões e Ônibus tem desempenhado um papel importante ao atuar de maneira ativa na transição energética do setor de transportes.
Com iniciativas ligadas ao desenvolvimento sustentável e à inovação industrial, a empresa apoia a capacitação em eletromobilidade junto ao Pacto Global – Rede Brasil.
Saiba mais sobre esse assunto acompanhando este conteúdo completo da Apta Caminhões e Ônibus!
Antes de compreendermos a atuação da VW frente ao Pacto Brasil, é importante compreendermos o que é, na prática, essa instituição.
O Pacto Global – Rede Brasil é a representação nacional da maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Trata-se de um programa criado para engajar empresas e organizações no compromisso com os princípios universais focados na sustentabilidade.
A adesão é voluntária e, para fazer parte, é importante que os CEOs das empresas participantes assumam uma postura ativa na aplicação desses princípios dentro de suas práticas e estratégias.
Essa estrutura é uma forma de estimular o setor privado a contribuir de maneira efetiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O Pacto Global está presente em 162 países e reúne uma ampla rede de empresas, instituições e líderes comprometidos com práticas sustentáveis de longo prazo. O foco é sempre voltado para a implementação prática de soluções que unam crescimento econômico à responsabilidade socioambiental.
A eletrificação dos transportes é uma das principais maneiras de atingir a descarbonização do setor logístico, ainda mais em países como o Brasil, onde os caminhões têm um papel indispensável e significativo na movimentação de mercadorias.
Dentro desse cenário, a Volkswagen Caminhões e Ônibus tem atuado de maneira estratégica, tanto em termos de desenvolvimento de produtos quanto de articulação institucional.
E, em 2025, a empresa se tornou um dos centros do debate sobre como tornar viável essa mudança, considerando os desafios da infraestrutura, do custo e da adaptação dos clientes, durante o encontro com representantes do Pacto Global – Rede Brasil.
De modo geral, a proposta do encontro foi refletir sobre soluções que possam ser aplicadas à realidade brasileira e fomentar parcerias que ajudem a viabilizar essa mudança em escala.
Leia mais: VWCO desponta na liderança de diferentes segmentos de veículos comerciais
De acordo com o portal LogWeb, a VW fechou o ano de 2024 sendo líder de vendas no setor de caminhões elétricos. Além disso, a empresa é considerada pioneira nessa tecnologia na América Latina.
Esse recorte mostra que o desempenho da Volkswagen Caminhões e Ônibus em 2024 é um indicativo da força com que a eletromobilidade começa a se estabelecer no Brasil.
Desse modo, esse resultado destaca o quanto a empresa está empenhada em buscar formas de modificar toda uma cadeia, e não apenas criar novas tecnologias. O foco, nesse caso, é a verdadeira transição para a eletromobilidade.
A VW Caminhões e Ônibus tem como diferencial o apoio aos seus clientes durante o processo de eletrificação da frota. E ainda, a empresa também vem investindo em parcerias que tornam o processo mais acessível e eficiente, ampliando as possibilidades de adoção dessa tecnologia.
Leia também: Emplacamentos de ônibus registram alta de 39,5% no primeiro bimestre de 2025, diz Fenabrave
Considerando todos os aspectos trazidos no encontro com os representantes do Pacto Global – Rede Brasil, é relevante destacarmos outro dado importante: O transporte rodoviário é o principal meio de movimentação de cargas no Brasil.
E mais: Cerca de 65% de toda a carga transportada no país passa por rodovias.
Esse número mostra a importância do setor no funcionamento da economia, e também levanta um alerta sobre o impacto ambiental gerado por uma frota movida majoritariamente a combustíveis fósseis.
Por conta disso, a transição para a eletromobilidade deixa de ser apenas uma mera adesão a novas tecnologias, e passa a ser uma necessidade do setor.
E, dentro desse contexto, a VW tem se mostrado uma peça fundamental para que haja um maior estímulo à sustentabilidade em nosso país.
Afinal, a substituição progressiva dos veículos a diesel por modelos elétricos é uma das estratégias mais diretas para reduzir as emissões de poluentes na cadeia logística, e a VW tem agido nesse contexto.
Como o transporte rodoviário é responsável por uma parcela significativa das emissões de CO2 no Brasil, qualquer avanço na eletrificação da frota tem potencial para gerar ganhos ambientais reais e impactantes.
Sendo assim, a VW tem se tornado cada vez mais fundamental nesse cenário, mostrando sua preocupação com a sociedade, com o planeta e com as futuras gerações, além de estar preparando as frotas para possíveis normas reguladoras do futuro – que podem surgir.
Leia mais: Caminhões da VWCO foram os mais implementados em 2024
A participação da VW Caminhões e Ônibus no Pacto Global – Rede Brasil tem se dado por meio de ações práticas de compartilhamento de conhecimento e experiências.
No evento mais recente com a Rede Brasil, a empresa debateu sobre suas inovações tecnológicas na área de eletromobilidade, como o e-Delivery, o ônibus e-Volksbus e o protótipo híbrido Meteor.
Esses veículos representam diferentes soluções desenvolvidas para atender à demanda crescente por modelos mais sustentáveis e eficientes.
Além de apresentar os veículos, a empresa compartilhou aprendizados sobre os aspectos operacionais, econômicos e técnicos envolvidos na adoção de frotas elétricas.
Dessa forma, torna-se viável a construção de um futuro mais sustentável, sendo este um dos grandes objetivos diários da empresa.