Blog Apta Caminhões

Volkswagen começa a produzir e-Volksbus em abril na fábrica de Resende

15 de maio de 2025 por Apta Digital

Não temos dúvidas de que a eletromobilidade vem ganhando espaço no transporte coletivo brasileiro, e a produção nacional de veículos com essa tecnologia representa um passo importante para o setor. 

Entre os avanços mais recentes, está o início da fabricação do e-Volksbus, um modelo de ônibus 100% elétrico desenvolvido pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. 

A escolha pela produção em território nacional e o cuidado com soluções que se adaptem às necessidades locais mostram o quanto a marca está voltada para a sustentabilidade e para o futuro da mobilidade urbana. 

Mas, para entender o impacto real desse lançamento, é preciso conhecer em detalhes o que esse modelo oferece. 

Acompanhe este guia da Apta Caminhões e Ônibus e fique por dentro de tudo!

Produção do e-Volksbus iniciou em abril

Segundo o portal Technibus, a fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus localizada em Resende, no Rio de Janeiro, começou em abril a produção do e-Volksbus. 

O início dessa produção representa um marco importante para a empresa e para o setor de transporte urbano no país, uma vez que se trata de um veículo 100% elétrico voltado ao transporte coletivo. 

O e-Volksbus segue o modelo padron, com piso baixo, o que facilita o embarque e desembarque dos passageiros. 

A arquitetura modular usada no projeto é um dos pontos fortes, pois permite a produção de diferentes configurações, como micro-ônibus com nove metros e superarticulados com até 23 metros de comprimento. 

Quanto à produção em si, o chassi do ônibus é produzido no Brasil, e alguns componentes, como as baterias e o motor elétrico, são importados. 

E, especificamente a bateria, esta chega da China por meio da empresa Moura, que também se responsabiliza pela integração com o sistema do veículo, montagem dos packs e balanceamento das células. 

O modelo e-Volksbus 22L opera com um conjunto de 12 packs de baterias de íons de Lítio Ferro Fostato (LFP), totalizando 385 kWh. 

E o melhor: A autonomia declarada do modelo chega a até 250 quilômetros com uma única carga, que pode ser feita em cerca de três horas, a depender das condições da operação. 

Com todos esses detalhes postos sobre a mesa, fica evidente o quanto essa tecnologia é capaz de fomentar mais sustentabilidade e otimização no dia a dia das empresas que buscam aderir à eletromobilidade.

Leia mais: Emplacamentos de ônibus registram alta de 39,5% no primeiro bimestre de 2025, diz Fenabrave

Diferenciais do e-Volksbus

Com o lançamento do e-Volksbus, a Volkswagen Caminhões e Ônibus apresenta uma solução feita para atender às demandas reais do transporte coletivo no Brasil. 

E o melhor: o modelo traz diferenciais técnicos que o colocam à frente em eficiência, segurança e acessibilidade. 

Veja a seguir alguns dos principais diferenciais que compõem essa inovação:

1. Frenagem regenerativa

Um dos principais diferenciais do e-Volksbus é o sistema de frenagem regenerativa

Esse mecanismo permite que, durante a desaceleração, a energia cinética gerada seja convertida em energia elétrica e armazenada novamente nas baterias.

Assim, é possível aumentar a autonomia do veículo e reduzir o desgaste dos freios, prolongando a vida útil do sistema de frenagem e diminuindo os custos com manutenção. 

Leia mais: Caminhões da VWCO foram os mais implementados em 2024

2. Sistema Eco-Drive Mode

O modelo conta ainda com o Eco-Drive Mode, um sistema inteligente que ajusta o consumo de energia de acordo com as condições de condução. 

Na prática, isso quer dizer que o próprio ônibus adapta o uso da bateria para oferecer mais eficiência e prolongar sua autonomia sem comprometer o desempenho. 

Em contextos de menor demanda, como em descidas ou em situações de tráfego leve, o sistema atua para consumir menos energia. Já em aclives ou durante acelerações mais intensas, a potência é ajustada para manter o conforto e a funcionalidade da operação.

Desse modo, há uma melhor otimização do desempenho do veículo.

3. Proteção contra inundação

Outro ponto importante está na capacidade do e-Volksbus de operar em situações comuns do dia a dia urbano, como em áreas sujeitas a alagamentos. 

O modelo foi desenvolvido com proteção contra inundação, o que permite manter o funcionamento dos sistemas elétricos mesmo em situações de pista molhada ou locais com acúmulo de água. 

Trata-se de um diferencial essencial para o dia a dia dos profissionais nas estradas.

Leia mais: Luzes do painel do modelo Delivery 11.180: Conheça o significado de cada uma

4. Acessibilidade

A acessibilidade também foi considerada no projeto do e-Volksbus. 

O veículo é equipado com sistema de ajoelhamento, que permite rebaixar a suspensão para facilitar o acesso de passageiros, como no caso de pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou pessoas que usam cadeira de rodas. 

O piso baixo, somado a esse sistema, proporciona um embarque mais seguro e confortável para todos.

5. Suspensão pneumática integral

Por fim, outro grande diferencial é a suspensão do e-Volksbus, sendo esta do tipo pneumática em todas as rodas. 

Esse tipo de sistema proporciona um maior conforto para os passageiros ao reduzir as vibrações e impactos sentidos durante o trajeto, como normalmente ocorre em vias com pavimento irregular. 

Na prática, o resultado é uma operação mais suave, com menor desgaste dos componentes e mais estabilidade durante o transporte.

Veja também: Volkswagen Delivery 9.180 lidera vendas de caminhões leves no Brasil

A transição para a eletromobilidade já é uma realidade

O início da produção do e-Volksbus mostra que a eletromobilidade já faz parte da realidade do transporte brasileiro. 

A adoção de ônibus elétricos tem ganhado força por oferecer uma alternativa concreta para reduzir a emissão de poluentes no ambiente urbano, diminuir o ruído nas cidades e reduzir custos operacionais a longo prazo. 

Afinal, temos que ter em mente que o transporte público é um dos principais responsáveis pelas emissões nas grandes cidades, e substituir parte da frota por modelos elétricos é uma das estratégias mais diretas para enfrentar esse problema.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus mostra, com o e-Volksbus, que é possível combinar inovação tecnológica com aplicação prática. 

O modelo mostra que o setor está preparado para atender às novas exigências ambientais, sociais e econômicas, tornando o transporte público mais eficiente.

 

Continue nos acompanhando para ficar por dentro de todas as novidades sobre a Volkswagen!