Blog Apta Caminhões

Venda de caminhões cresce 4,83% no 1º trimestre, puxada pelo agro

30 de abril de 2025 por Apta Digital

O mercado de caminhões começou o ano com sinais importantes de crescimento. Depois de um período de adaptação às novas regras de emissões e até mesmo oscilações na economia, o setor voltou a registrar resultados positivos. 

Embora o desempenho ainda não seja uniforme em todos os segmentos, os números do primeiro trimestre de 2025 apontam um cenário mais favorável, e isso é ainda mais evidente em modelos de maior porte. 

E o que tem sustentado esse avanço é um velho conhecido da economia brasileira: o agronegócio. 

Neste guia da Apta Caminhões e Ônibus, você confere mais detalhes sobre esse crescimento, os fatores por trás dos números e como aproveitar as oportunidades que surgem com essa retomada.

Acompanhe.

Crescimento de 4,83% no 1º trimestre chama atenção

De acordo com o portal Frota News, os licenciamentos de caminhões registraram alta de 4,83% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados, segundo o portal, são da própria Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). 

Ao todo, foram 27.121 unidades emplacadas entre janeiro e março, contra 25.871 no mesmo intervalo de 2024. 

Esse desempenho indica uma recuperação do setor, ainda mais se considerarmos que o setor passou por fortes impactos nos últimos anos, como mudanças tecnológicas exigidas pela nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) e alterações no cenário econômico. 

A alta nos emplacamentos nos mostra que transportadoras, cooperativas e produtores estão voltando a investir com mais segurança na renovação e ampliação de suas frotas.

Leia mais: Volkswagen Delivery 9.180 lidera vendas de caminhões leves no Brasil

Março superou o mês de fevereiro deste ano

O desempenho observado no mês de março também destaca a tendência positiva do setor. Isso porque, foram licenciados 9.200 caminhões durante o mês, número 5,13% superior ao registrado em fevereiro, que contabilizou 8.751 unidades. 

Essa variação mostra uma consistência no ritmo de emplacamentos ao longo do trimestre, com uma leve aceleração no último mês. 

Entretanto, na comparação com março de 2024, porém, houve uma queda de 5%. No entanto, essa diferença pode ser explicada pelo menor número de dias úteis devido ao feriado de Carnaval. 

Apesar da diferença, esse recuo pontual não altera a percepção de crescimento considerável ao longo do trimestre. 

A recuperação mês a mês é importante para o planejamento de vendas e também para avaliar o comportamento da demanda por diferentes tipos de caminhão, o que influencia diretamente nas estratégias das montadoras e revendas.

Leia mais: VWCO desponta na liderança de diferentes segmentos de veículos comerciais

Fatores que impactam o crescimento

Entre os fatores que ajudam a explicar esse crescimento no setor de caminhões, o desempenho do agronegócio tem papel fundamental. 

Segundo o portal Fetcesp, uma das razões que explicam esse crescimento é o comportamento do setor agrícola. A estimativa mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que a colheita de grãos no país deve alcançar 325,7 milhões de toneladas neste ano, o que representa um aumento de 9,4% em relação à temporada passada. 

Com essa perspectiva, muitos transportadores mantêm o interesse por renovar ou ampliar suas frotas, ainda que com certa cautela. 

A tendência é observada com mais intensidade entre operadores que atuam no escoamento da safra, como em regiões com maior volume produtivo.

E como sabemos, a logística do campo exige veículos robustos e confiáveis, com capacidade para enfrentar longas distâncias e condições diversas de estrada. 

O crescimento da demanda por esse tipo de caminhão mostra como o setor agrícola continua a influenciar positivamente outras áreas da economia. 

Veja também: Caminhões da VWCO foram os mais implementados em 2024

Volkswagen marca presença nesse crescimento

Entre as marcas que acompanharam esse movimento de alta, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) marcou presença. 

A fabricante ficou em segundo lugar no ranking das marcas mais vendidas entre janeiro e março de 2025, com 6.717 unidades licenciadas. Na prática, isso representa uma participação de mercado de 24,77%. 

Sem dúvidas, os números trazem à tona o reconhecimento do mercado pela qualidade dos veículos oferecidos pela marca e pelo suporte prestado durante e após a venda. 

Além disso, a diversidade da linha de caminhões da Volkswagen, com modelos voltados tanto para operações urbanas quanto para atividades de grande porte, ajuda a atender diferentes perfis de clientes. 

E ainda, podemos dizer que a empresa também se destaca pelas soluções em eletromobilidade, já em operação em algumas regiões, que inova e traz alternativas sustentáveis para seus clientes.

Leia mais: Emplacamentos de ônibus registram alta de 39,5% no primeiro bimestre de 2025, diz Fenabrave

Faça parte desse crescimento!

A alta nas vendas mostra que há um movimento de atualização das frotas e de expansão das operações por parte de empresas e produtores que desejam acompanhar o ritmo do mercado. 

Nesse cenário, nós da Apta Caminhões e Ônibus, representante da Volkswagen, estamos prontos para ajudar você a encontrar a melhor solução para o seu negócio. 

Oferecemos suporte em todas as etapas da compra, desde a escolha do modelo até condições especiais de pagamento, sempre com foco no que é  melhor para nossos clientes. O objetivo é garantir que cada cliente tenha um caminhão à altura das suas necessidades e possa contar com o suporte necessário ao longo do uso.

Entre em contato com nossos especialistas e faça parte desse crescimento do setor! Estamos à disposição.