Blog Apta Caminhões

7 dicas para dirigir com segurança em condições de chuva

15 de fevereiro de 2024 por Apta Digital

Boas dicas para dirigir com segurança em condições de chuva vão fazer toda a diferença para a sua condução. Afinal, elas vão deixar a direção mais segura e planejada, mesmo que um temporal assole o trecho que você está dirigindo.

Neste artigo, a APTA Caminhões e Ônibus te ajuda a entender mais sobre boas práticas para esses momentos que podem ser bem complicados para o motorista.

Continue lendo!

Veja 7 dicas para dirigir com segurança e coloque em prática uma boa estratégia de direção

Segurança nunca é demais, não é mesmo? Por isso, prepare o seu caminhão e planeje a sua rota para enfrentar momentos de chuva pelo trecho.

Continue lendo e veja dicas práticas que vão te ajudar.

1- Verifique os pneus a cada viagem

Essa é uma dica inicial que serve não só para momentos de muita chuva no trecho. Mas também, como uma forma de manter a segurança do seu veículo em vários momentos e etapas de uma viagem longa.

Fazer a verificação dos pneus de maneira constante, dentro de uma rotina de manutenção adequada, é muito importante para garantir que o caminhão rode sem eventuais problemas. É uma ação de prevenção que vai colaborar para a segurança do motorista e do veículo também em uma condição de chuva severa.

Um pneu liso ou mesmo em uma condição de extremo desgaste de qualquer natureza, pode tirar o equilíbrio da carga e gerar problemas na direção.

2- Garanta mais tempo de reação para casos de emergência

As emergências podem acontecer, só que muitas vezes não há como saber exatamente onde ou em que situação. 

No entanto, sabemos que um período chuvoso ou mesmo uma chuva torrencial que cai sobre o trecho, é um fator extra para gerar eventuais problemas. Dirigir se torna mais perigoso naturalmente devido a eventuais problemas que podem aparecer no meio do caminho.

Por isso, é fundamental que você, motorista, tome atitudes preventivas de modo que ganhe tempo na hora de uma eventual emergência.

Por exemplo:

  • Manter mais distância do veículo da frente: Ao aumentar a distância entre você e o veículo à frente, você ganha mais tempo para reagir a frenagens súbitas ou obstáculos na estrada, reduzindo o risco de colisões. Aumente a distância que você deixa naturalmente para o veículo da frente.
  • Manter a velocidade baixa: Isso permite que você tenha mais controle sobre o veículo e mais tempo para responder a situações imprevistas, como derrapagens ou aquaplanagem. Não dirija “com pressa” em um dia de muita chuva, pois os prejuízos podem ser maiores do que um eventual “ganho extra” pela velocidade.
  • Ter certeza de que os limpadores de para-brisa estão em dia: Eles mantêm a visibilidade clara durante a chuva, que é essencial para detectar e reagir a tempo a emergências ou mudanças nas condições da estrada.

Essas dicas práticas garantem uma camada de segurança extra e tornam a direção na chuva menos perigosa.

3- Não freie bruscamente em condição de aquaplanagem

A aquaplanagem nada mais é do que uma situação em que o veículo “sai da pista”. Ou seja, a banda de rodagem dos pneus deixa de ter atrito com o solo e isso gera um problema enorme, já que não existe mais direção e nem controle.

Em uma chuva torrencial, as chances de aquaplanagem aumentam, pois a água não terá tempo de escoar.

Por isso, em caso de frenagem, faça isso aos poucos. Não freie bruscamente, pois isso pode aumentar significativamente as chances de aquaplanagem.

Essa dica está ligada com a dica anterior, na qual sugerimos ganhar tempo para reações. Ao dirigir devagar, por exemplo, a necessidade de frear brusco reduz.

4- Tenha sempre um kit de primeiros socorros junto

Ter sempre um kit de primeiros socorros bem equipado no veículo é uma medida de precaução indispensável para qualquer motorista, especialmente para os caminhoneiros que passam longos períodos na estrada. 

Mas nesse caso, não estamos falando exatamente de um kit médico. Mas sim, um kit com itens essenciais que vão ajudar em algum imprevisto, como por exemplo, uma chuva torrencial.

Esse kit pode ter itens como:

  • Lanternas, que são importantes em caso de falhas mecânicas ou acidentes noturnos;
  • Água e alimentos não perecíveis para sustentar o motorista caso fique preso ou isolado devido a condições climáticas adversas;
  • Cobertores para manter o calor em ambientes frios ou em situações de espera prolongada
  • Um carregador de celular para garantir a comunicação com serviços de emergência ou com a família.
  • Capa de chuva e botas permitem que o motorista saia do veículo em segurança para reparos ou inspeções sob condições climáticas adversas, mantendo-o seco e prevenindo problemas de saúde.

Estes itens aumentam as chances de conforto e sobrevivência em situações desafiadoras e proporcionam uma segurança adicional, permitindo que o motorista esteja preparado para enfrentar uma ampla gama de emergências na estrada.

5- Aprenda a utilizar todas as tecnologias do seu caminhão

Você já parou para pensar que o seu caminhão pode ter tecnologias muito interessantes que vão ajudar na direção em momentos de chuva torrencial?

Pois é. Por isso, vale a pena entender um pouco mais sobre o veículo que você dirige. Seja entrando em contato com a concessionária, pesquisando na internet ou mesmo lendo o manual com a indicação de uso de todos os recursos.

Seja uma simples configuração de iluminação do farol, ou mesmo alguma função automática do limpador de para-brisa, já vão ajudar muito a tornar a direção mais segura e em condições de chuva severa.

6- Observe as trilhas dos veículos da frente

Mais uma dica para dirigir com segurança em condições de chuva é observar atentamente o rastro dos veículos que estão à sua frente. 

Essa dica é muito útil para momentos em que a chuva está tão forte a ponto de não conseguir enxergar o carro da frente.

Portanto, ao observar o rastro, é possível ter uma noção maior de onde o veículo está e assim ter mais poder de reação para uma eventual parada ou desvio.

7- Planeje a rota antes de sair para encontrar uma possível parada

E por fim, é recomendado que o motorista faça um bom planejamento de rota antes de considerar uma viagem longa. 

Observar a previsão do tempo para os trechos que serão trafegados também é muito importante, pois isso ajuda a tomar as melhores decisões, como por exemplo, a parada total do veículo em um posto de gasolina que estava mapeado no seu trajeto.

Considere as nossas dicas e boa viagem!