Blog Apta Caminhões

VW Meteor 29.530 – Reúne atributos para ganhar terreno no segmento de extrapesados

18 de janeiro de 2024 por Apta Digital

O VW Meteor 29.530 é uma revolução dentro da linha de pesados da VW. 

Afinal, em um mercado onde a linha de pesados representa mais de 40% das vendas no Brasil, é preciso continuar investindo em tecnologia e inovação para o cliente que não abre mão da qualidade.

Neste artigo da APTA Caminhões, conheça de perto o Meteor 29.530, o caminhão mais pesado da VWCO e repleto de atributos para o motorista que busca segurança, economia e vitalidade em um veículo extremamente competente para carga e longas distâncias.

Continue lendo.

Conheça o VW Meteor 29.530 em 4 pontos

O VW Meteor 29.530 é uma nova página na linha de pesados da VWCO. Afinal, é um caminhão muito potente, novo (lançado em 2020) e o mais completo do ponto de vista de tecnologia, equipamentos, conforto e muito mais.

Com um motor extremamente potente e capaz de conduzir até 74 toneladas de PBTC, o VW Meteor 29.530 pode ser uma excelente alternativa para quem busca unir o útil, o prático e o agradável.

Em 4 pontos, a seguir, conheça um pouco mais desse bruto que tem uma direção leve na cabine e pouco lembra um caminhão extremamente pesado durante a condução.

Mais potência

A potência melhorada do VW Meteor 29.530, é um atributo que chama muita a atenção do cliente que busca um veículo pesado, mas bruto e com muita tecnologia para uma condução leve.

Afinal, o motor já está na linha Euro 6, de MAN D26, e conta com 6 cilindros em linha e potencial de 530 cavalos para o caminhão 6×4. Com torque de 265 mkgf, o caminhão começa em 930 rpm e vai até 1350 rpm.

São 12 marchas dentro da caixa, trabalhando em perfeita sincronia para que o caminhão possa desenvolver toda a sua potência no mais alto nível com o V-Tronic, que é como a VW chama o conjunto de transmissão.

Esse conjunto já existia em outros modelos Meteor, só que agora ele está muito mais tecnológico e automatizado em algumas situações específicas, como a previsão da melhor marcha para os próximos metros do trecho.

Ainda falaremos mais sobre isso neste artigo. Portanto, continue lendo.

É o mais pesado da VW

A família de pesados da VWCO tem como protagonista justamente o 29.530, que é o veículo mais pesado entre todos os Meteor (e entre todos os da VWCO).

Além disso, o peso também vai de encontro com a questão da potência, já que, mesmo sendo o mais pesado da linha, é também o mais potente

Ou seja, é a união perfeita de um projeto de engenharia ousado e que busca oferecer o melhor dos dois mundos para o cliente.

Há o modelo 6×2 e também o modelo 6×4. Esse último, com a máxima capacidade de transporte (74t em PBTC).

Ferramenta que ajuda a reduzir até 5% de consumo de combustível

Por ser um caminhão grande, da família de pesados, o consumo de combustível também acompanha. Afinal, é mais peso para puxar, não é mesmo?

No entanto, o VW Meteor 29.530 é equipado com sistemas inteligentes que ajudam a reduzir em até 5% o consumo de combustível ao longo de um trecho, só com o ajuste e seleção das marchas “certas” para cada momento da direção.

E como funciona?

Basicamente, é possível ligar um sistema que se chama Predictive Shifting, onde o sistema seleciona as marchas de forma inteligente com base na análise da rota que está por vir. Ou seja, o sistema “vê” a rota à sua frente e seleciona as melhores marchas para superar o trecho.

Isso tudo é feito com o sensor de inclinação, cálculos com o peso do veículo e também a rotação que ele está.

A possibilidade de reduzir até 5% do consumo de combustível é algo muito interessante para quem está fazendo viagens longas e consumindo muitos litros de diesel. No longo prazo, faz toda a diferença no bolso do cliente e melhora consideravelmente a rentabilidade do frete.

Equipado com tecnologia de ponta na cabine

A cabine do VW Meteor 29.530 é equipada com tecnologia de ponta. Extremamente avançada, o motorista poderá ter o controle sobre muitas situações e assim garantir a melhor condução do veículo para determinados trechos.

Podemos citar aqueles itens mais básicos, como a geladeira e a cama para duas pessoas

Mas também, podemos citar o painel com mais de 70 funções e indicadores de operação e o próprio volante, que é multifuncional e também permite que o motorista acesse o computador de bordo de forma prática e acessível.

O sistema multimídia tem uma tela de 7” (a Volkswagen tem planos de aumentar para 10” em 2024) e conexões Android Auto e Apple CarPlay.

Os bancos têm acabamento que imita couro, agora eles podem ser ajustados e recebem suspensão pneumática para deixar a vida do motorista ainda mais confortável a bordo do VW Meteor 29.530.

Tecnologias embutidas

Além de tudo o que já mencionamos, o VW Meteor 29.530 ainda conta com inúmeras outras tecnologias embarcadas, como:

  • Ar-condicionado e climatizador com controle remoto;
  • Controle de cruzeiro preditivo;
  • Carregamento de celular por indução;
  • Troca de marchas na coluna de direção;
  • Basculante elétrico na cabine;
  • Sistema de saída em rampa com acionamento automático;
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Freio-motor com acionamento na coluna de direção;
  • 3 estágios no sistema de frenagem;
  • Boa vedação para evitar ruídos na cabine;
  • E muito mais.

Conte com a APTA Caminhões para conhecer e adquirir o seu VW Meteor 29.530 da família de pesados da VWCO.

Entre em contato com a nossa equipe ainda hoje e saiba mais.