Blog Apta Caminhões

Caminhoneiro na estrada durante o carnaval: O cuidado deve ser redobrado!

16 de fevereiro de 2023 por Apta Digital

O carnaval é sempre um momento de muita euforia para grande parte dos brasileiros, que podem descansar e aproveitar a folia nas ruas. Seja com blocos grandes ou mesmo os bloquinhos de bairro, sempre há espaço para curtir e se divertir.

No entanto, para quem trabalha nas estradas indo e vindo, seja com veículos pequenos ou caminhões grandes, a atenção precisa ser redobrada. Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender como ficar atento e colaborar para evitar acidentes durante o carnaval nas ruas do Brasil.

Cuidados que o caminheiro deve ter na estrada durante o período de carnaval

O caminhoneiro responsável, que zela pela sua vida e pela vida de outros condutores utilizando a via, deve ficar atento para algumas situações. Um dos momentos mais sensíveis e que merece uma atenção especial, claro, é o carnaval no Brasil. Muitos foliões invadem as ruas do Brasil para curtir com o seu bloquinho e é preciso ter paciência para que nenhum acidente aconteça.

Abaixo, veja algumas dicas e cuidados para que você, caminhoneiro, passe pelo carnaval sem grandes problemas:

  • Motoristas inexperientes na estrada;
  • Veículos de países Mercosul;
  • Distância segura de outros veículos;
  • Atenção em saídas e entradas de postos;
  • Direção noturna deve ser evitada;
  • Ainda mais atenção em dia de chuva;
  • Revisões e manutenções de freios e iluminação em dia;
  • Seja paciente.

Continue lendo para saber mais.

Motoristas inexperientes na estrada

Uma das coisas mais comuns nesse momento de carnaval, é a quantidade de motoristas inexperientes na estrada. É comum que pessoas que utilizam o veículo somente dentro da cidade, peguem a estrada durante o feriado de carnaval e trafeguem de maneira mais inexperiente. Por isso, o motorista que já tem um maior conhecimento sobre determinado trecho, precisa ficar atento para que acidentes não aconteçam. Lembre-se que é um período em que muita gente sai de casa em família e passa muito tempo no trânsito. Para quem não está acostumado, isso pode ser estressante, tedioso e reduzir a atenção necessária. Mas para o motorista experiente, como você, caminhoneiro, essas situações precisam ser previstas e inseridas na sua mentalidade de direção defensiva.

Veículos de países Mercosul

Especialmente nas regiões de fronteira, o tráfego pode se tornar mais intenso nessa época do ano. Um bom exemplo disso, é a já sabida cultura dos argentinos que entram no Brasil para acessar as praias do litoral sul e aproveitar o verão em terras brasileiras, emendando os feriados de carnaval que acontecem por aqui.

Portanto, se você vai trafegar em áreas de fronteira ou mesmo pelas rodovias que dão acessos às cidades visadas pelos vizinhos do Mercosul, redobre a atenção. Observe o emplacamento dos veículos na rodovia e ligue o “sinal de alerta” para a sua atenção ficar ainda mais ativa.

Distância segura de outros veículos

Esse é um tema que precisa ficar sempre em evidência, e não apenas em períodos de carnaval: a distância segura de outros veículos. Afinal, a distância para outros veículos é uma fator determinante para evitar acidentes, já que há margem de erro e área de “respiro” para os freios trabalharem.

Especialmente em momentos onde muitas pessoas pegam a estrada, a direção do caminhoneiro pode ficar complicada. Nesse caso, é fundamental planejar as rotas com antecedência, criar margens de segurança em termos de datas e prazos, entre outras características de uma direção defensiva e segura.

Atenção em saídas e entradas de postos

Especialmente para quem está viajando com crianças, as paradas nos postos de combustíveis serão obrigatórias para a maioria dos condutores. Por isso, ao se aproximar de uma região com posto de combustível, preste atenção nas entradas e saídas. É uma região sensível e que precisa de muito cuidado. Fique atento para eventuais motoristas desatentos que possam fazer alguma manobra inexperiente.

E o mesmo vale para o motorista de caminhão que estiver entrando ou saindo dos postos: toda a atenção é pouca, já que esse é um período com muitos veículos na estrada.

Direção noturna deve ser evitada

A direção noturna, muitas vezes, é um benefício para o caminhoneiro que quer ter uma sequência constante na condução do veículo. Até porque, há menos carros nesse período.

No entanto, em épocas de carnaval, o caminhoneiro deve evitar a condução noturna, já que esse é o horário em que muitos foliões vão pra casa, pegam a estrada cansados após a festa e muitas vezes, até mesmo, alcoolizados. Ao evitar o contato com motoristas que podem causar problemas, os potenciais danos são reduzidos e a condução é segura.

Ainda mais atenção em dia de chuva

Os dias de chuva já são mais arriscados por natureza. No entanto, se somados aos períodos de carnaval, a condução do caminhoneiro pode ser muito mais arriscada e complicada. 

Portanto, se estiver chovendo durante a sua jornada de trabalho durante o carnaval, não hesite: ande devagar, redobre a atenção com outros veículos, mantenha o sistema de calefação em dia, verifique todas as luzes externas e cumpra todos os protocolos para a direção segura.

Revisões e manutenções de freios e iluminação em dia

Esse é um cuidado que o caminhoneiro tem que ter sempre, mas especialmente quando as condições que ele vai enfrentar na estrada são menos favoráveis. Em épocas de carnaval, o uso abrupto do freio pode ser necessário para evitar acidentes. E a falta de iluminação do caminhão pode gerar menos informações para os motoristas inexperientes que estão em veículos de passeio.

Portanto, faça essas revisões e mantenha o seu caminhão em dia para pegar a estrada!

Seja paciente

E por fim, claro, não custa lembrar: seja paciente. O período de carnaval é passageiro. Lembre-se que, para muitas pessoas, é um momento de folga e descanso e por isso as estradas podem ter muito congestionamento. Mantenha o conceito da direção defensiva em prática, faça as inspeções necessárias no seu caminhão aqui na Apta, respeite a sinalização de trânsito e bom feriado!