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Onde caminhão não pode circular? Entenda os rodízios e alternativas

20 de outubro de 2022 por Apta Digital

Entender onde caminhão não pode circular vai ajudar você a ter um melhor desempenho com a sua frota. Afinal, ao circular no lugar errado com seu caminhão, algumas penalidades podem ocorrer e muitas vezes isso acaba inviabilizando o trabalho.

A grande maioria dos centros urbanos de alto fluxo de veículos tem algum tipo de rodízio que obriga o cidadão a deixar o carro, moto ou caminhão em casa. Esse tipo de alternativa ajuda a manter a cidade mais organizada, onde todos podem ir e vir. Além disso, ajuda a evitar que o ar fique ainda mais poluído durante o dia.

No entanto, quais alternativas usar caso você tenha que trabalhar com o seu caminhão? Como planejar uma rota adequada e não perder fretes? Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender mais sobre onde caminhão não pode circular. 

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Onde caminhão não pode circular?

Caminhão não pode circular em locais fechados e devidamente sinalizados com placas: um caminhão com um X por cima. Esse tipo de placa geralmente vai ser encontrada em vias estreitas, residenciais, com revestimento inadequado para veículos pesados e alguns locais populosos.

No entanto, o caminhão também não pode circular em vários outros contextos dentro de uma cidade, como o contexto de rodízio. Essa é uma prática antiga e adotada pela grande maioria dos centros urbanos organizados. Afinal, sem rodízio, não haveria espaço para todo mundo e o trânsito ficaria ainda mais complicado.

Em São Paulo, por exemplo, existe a Lei 12.490/1997, que proíbe veículos de trafegarem em determinado dia da semana, de acordo com as suas placas. No entanto, o texto da Lei é bastante ajustado, com algumas exceções que vamos entender ainda neste texto.

O mais importante a se entender sobre o assunto é que, se você for trafegar com o seu caminhão em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Recife, Belo Horizonte e outras, é preciso estar atento a essa limitação. Caso contrário, você poderá ser multado e até perder pontos na carteira.

Por isso, onde caminhão não pode circular é algo que deve ser levado em consideração na hora de planejar a sua rota com segurança e viabilidade. Multas e perda de pontos em carteira por conta disso serão prejudiciais para o seu trabalho/negócio.

Restrições de carga e descarga

Existem muitos limites relacionados ao tráfego com caminhões em grandes cidades e centros urbanos. Afinal, os caminhões ocupam muito espaço, são pesados e muitas vezes sequer cabem em determinadas ruas para fazer uma entrega, carga ou descarga.

Por isso, outro ponto que você precisa considerar sobre onde caminhão não pode circular, é esse: há também limites para fazer carga e descarga. Isto é, você deve observar as leis da cidade em questão para entender quando – e se – você pode realizar carga e descarga em determinada via. Essa limitação geralmente é organizada através de horários específicos para carga e descarga.

Restrições de estacionamento

Há também as restrições de estacionamento que devem ser respeitadas. Isto é, muitas vezes o caminhão até pode circular em determinada via. No entanto, com limitações para paradas. Seja para rápida carga ou descarga ou para estacionamento permanente por mais horas.

Como funciona a restrição por rodízio

Ao entender onde caminhão não pode circular, você entende que existem algumas regras importantes que devem ser seguidas para não tomar multas ou perder pontos na carteira. O rodízio de caminhões, por exemplo, é uma observação importante a se fazer antes de planejar a sua rota.

Em São Paulo, ela funciona através da Lei 12.490/1997 e não vale apenas para caminhões. Mas sim, para todos os veículos. Afinal, o objetivo é manter o trânsito organizado e o mais fluído possível.

Em São Paulo, o rodízio leva em consideração o final da placa. Mas também, horários. Veja abaixo:

  • Manhã: 7h às 10h.
  • Noite: 17h às 20h.

As placas são as seguintes:

  • Final 1 e 2: segunda-feira.
  • Final 3 e 4: terça-feira.
  • Final 5 e 6: quarta-feira.
  • Final 7 e 8: quinta-feira.
  • Final 9 e 0: sexta-feira.

Aos finais de semana e feriado, não há restrição de circulação.

Que tipos de transportes se enquadram nas exceções

Sim, há exceções na regra que organiza os rodízios de caminhão, carro e moto. Em São Paulo, por exemplo, os veículos que não se enquadram no rodízio são os seguintes:

  • Transporte de medicamentos em geral;
  • Transporte de itens básicos (água, comida, combustível, higiene, gás);
  • VUCs (veículos urbanos de carga).

No entanto, para poder circular de maneira livre, esses veículos devem obrigatoriamente fazer o seu cadastro no CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Caso contrário, são passíveis de multa também.

VUC: Alternativa para evitar as restrições de rodízio

O VUC é um tipo de veículo extremamente interessante para quem trabalha com transporte em centros urbanos. Trata-se de um veículo urbano de carga, mas que se enquadra nas leis de rodízio e portanto pode circular normalmente.

A Volkswagen, por exemplo, tem o Delivery Express como modelo de VUC para você fazer coletas e entregas de maneira ágil e segura em grandes centros urbanos.

Como funciona o Delivery Express da Volkswagen

O Delivery Express é um caminhão desenvolvido para quem busca flexibilidade e agilidade em entregas urbanas. Ele pode ser dirigido com carteira categoria B e possui todos os requisitos para se enquadrar como um VUC dentro das leis de rodízio.

Veja alguns dados técnicos do Delivery Express:

  • Motor Cummins/ISF 2.8L;
  • Potência Líq. Máx. – cv (kW) @ rpm (*) 150 cv @ 3.500;
  • Torque Líq. Máx. – Nm @ rpm (*) 360 @ 1.500 – 2.800;
  • Transmissão Manual – Eaton / ESO 4106;
  • Peso Bruto Total (PBT) – Homologado 3.500 kg – PBT Técnico 4.400kg.

O Delivery Express é ideal para quem procura um caminhão fácil de dirigir e que não tem restrições para trafegar em perímetros urbanos. Inclusive, muitas vezes parece que você está dirigindo um carro de passeio, de tão fácil que é conduzir o Delivery Express por áreas urbanas.

Você pode adquirir o Delivery Express de acordo com a sua necessidade de carga. Isto é, você pode comprá-lo tanto com baú fechado quanto com carroceria seca aberta. Conta com ar condicionado, trio elétrico, coluna de direção com multi regulagem, bancos com altura ajustável e muitos outros itens de conforto e segurança.

Entre em contato com a Apta Caminhões agora mesmo para conhecer e testar o Delivery Express e fuja das restrições de rodízio em centros urbanos.