Blog Apta Caminhões

Quais os riscos de comprar peças piratas para o seu Caminhão ou Ônibus ? Entenda!

18 de agosto de 2022 por Apta Digital

Os riscos da compra de Peças piratas são reais. Afinal, uma peça não original e que se passa por original pode não só estragar logo. Mas também, pode comprometer a sua segurança, de outras pessoas e aumentar consideravelmente os custos do transporte.

Neste artigo da Apta Caminhões, entenda mais sobre os riscos da pirataria de peças para caminhões e ônibus , saiba como se proteger e como aproveitar ao máximo o desempenho do seu veículo.

Riscos da pirataria de peças para caminhões e ônibus

Nem sempre é fácil confiar ou encontrar produtos de qualidade para fazer as manutenções no seu caminhão. Afinal, o mercado “paralelo” consegue maquiar determinados tipos de componentes que, para quem é pouco experiente, perceber diferenças entre pirata e original é muito difícil.

Por isso, a nossa maior recomendação é que você procure, sempre, a Apta que sempre será a sua concessionária de confiança para que o seu caminhão ou ônibus esteja sempre bem cuidado. As peças originais e remanufaturadas da VW são feitas sob medida para o seu veículo. Assim ele pode rodar de maneira segura e com alta performance.

A seguir, veja alguns motivos para nunca aplicar peças pirata no seu caminhão ou ônibus :

  • Falsa sensação de economia.
  • Falsa sensação de segurança.
  • Desempenho do veículo defasado.
  • Perda de garantias.
  • Maior custo de manutenção no longo prazo.
  • Aumento dos custos no trabalho.

Falsa sensação de economia

Não há como negar que, uma peça muito barata chama atenção de quem precisa gastar pouco na manutenção. No entanto, esse barato pode sair muito caro no médio e longo prazo. Afinal, a sensação de economia que dá ao comprar uma peça pirata é passageira e, em pouco tempo, os problemas começam a aparecer.

Portanto, se você sente que comprar uma peça pirata ao invés de comprar uma peça original é a melhor solução para o seu caminhão, saiba que no longo prazo, não é. Afinal, as chances de ter que gastar muito mais com outros consertos são ainda maiores, o barato sai caro.

Falsa sensação de segurança

Outra falsa sensação que uma peça pirata causa é a de segurança. Afinal, quando há a troca de uma peça estragada por uma nova, a sensação é de que o caminhão vai voltar a rodar em perfeitas condições e o motorista está em segurança de novo.

No entanto, com peças piratas, não há como garantir isso. Afinal, elas são feitas sem os testes da Volkswagen e portanto não são certificadas para rodar em segurança. 

Desempenho do veículo defasado

Os caminhões da Volkswagen são feitos para diversos tipos de necessidades. Cada um deles é pensado e projetado por anos até que, de fato, estejam prontos para os desafios das rodovias e necessidades brasileiras.

No entanto, para que o caminhão esteja sempre em seu máximo desempenho é muito importante que as peças e manutenções sejam, também, adequadas para o veículo. Caso contrário, haverá uma perda significativa de desempenho e isso vai encarecer os custos em todos os setores de atuação do veículo.

Usar peças piratas, portanto, poderá deixá-lo em condições muito ruins de uso e assim o seu trabalho também será comprometido.

Perda de garantias

Todas as garantias que o seu caminhão recebe de fábrica são para certificar a sua segurança e economia. Afinal, a Volkswagen garante a sua qualidade e se qualquer problema aparecer durante o período de garantia, esse problema será corrigido de maneira gratuita.

No entanto, quando há uso de peças de procedência duvidosa  não há como garantir que o caminhão rodará em perfeitas condições. Logo, as garantias são perdidas e você terá que cobrir todos os custos de manutenção que eventualmente poderiam ser cobertos pela VW.

Maior custo de manutenção no longo prazo

Você certamente já ouviu falar que o “barato sai caro”, não é mesmo? Embora a Volkswagen tenha uma lista de peças econômicas que sejam de excelente qualidade e portanto o barato é barato mesmo, é preciso tomar cuidado com as peças piratas.

Afinal, elas até podem soar mais baratas em um primeiro momento. Inclusive, o problema pode ser resolvido nos primeiros dias e você terá a sensação de que economizou muito. No entanto, no longo prazo, os problemas virão.

As manutenções de rotina e mesmo trocas de peças podem ser bem mais caras em caso do uso de peças piratas. Afinal, as peças piratas podem ajudar a quebrar outros componentes e aceleram o desgaste do veículo.

Aumento dos custos no trabalho

Outro fator que faz as peças piratas serem uma péssima escolha para o seu caminhão Volkswagen é o aumento de custos no seu trabalho. Isto é, muitas vezes o seu caminhão vai perder performance e os custos serão repassados para você.

Além disso, custos extras de manutenção e até mesmo um consumo excessivo de combustível e pneus pode acontecer, caso haja uma manutenção inadequada e o uso de peças indevidas e desalinhadas com a real necessidade do problema.

Onde encontrar Peças Originais para Caminhões e Ônibus  Volkswagen?

Na Apta Caminhões e Ônibus.

Por aqui, você poderá contar com uma linha completa de reposição para  seu reparo. Temos peças e acessórios específicos para o seu caminhão ou ônibus da Volkswagen e portanto você terá toda a segurança e credibilidade da montadora.

Você pode comprar via telepeças Apta ou mesmo passando em uma de nossas lojas. Entre em contato agora mesmo e deixe o seu caminhão novo, de novo.