Blog Apta Caminhões

Como deixar o caminhão mais econômico

11 de agosto de 2022 por Apta Digital

Se você é caminhoneiro, sabe o quanto as dicas para deixar o caminhão mais econômico são fundamentais para garantir tudo dentro dos “conformes”, não é mesmo?

Justamente por isso, desenvolvemos este guia completo com diversas dicas importantíssimas para você aumentar a economia e performance do seu caminhão. Acompanhe e confira!

Dicas de como deixar o caminhão mais econômico

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você entenda que para deixar o caminhão mais econômico alguns cuidados deverão ser colocados em prática de forma constante.

Isso quer dizer que as nossas dicas não trarão bons frutos se você as colocar em prática uma única vez. Afinal, a economia nas estradas está relacionada com bons hábitos na direção.

Por isso, pegue caneta e papel e anote as nossas sugestões, usando-as como um verdadeiro checklist para o seu dia a dia no trabalho. Vamos lá!

1. Freie e acelere de forma suave – evite mudanças bruscas

Os movimentos bruscos podem prejudicar uma série de componentes do seu caminhão. Além disso, ao acelerar bruscamente você estará solicitando um desempenho maior do motor, o que exigirá mais combustível. Logo, os custos se tornarão mais elevados.

Por isso, policie-se! Comece a frear e acelerar de forma mais suave e constante, evitando gastos desnecessários.

2. Cuidado com o excesso de velocidade e a alta rotação do motor

O excesso de velocidades que promove uma alta rotação do motor também é um problema. Se você quer deixar o caminhão mais econômico, maneire na aceleração! Mantenha uma rotação do motor mais equilibrada, evitando excessos que desgastam os componentes e consomem mais combustível.

3. Cuide da qualidade dos seus pneus

Você sabia que a calibragem e a qualidade dos seus pneus podem fazer toda a diferença na hora de deixar o caminhão mais econômico? Afinal, pneus gastos e inadequados podem exigir mais do caminhão como um todo, desgastando outros itens e até mesmo consumindo mais combustível.

Além de, claro, provocar uma série de contratempos e até mesmo acidentes graves. Cuide dos seus pneus para evitar esses efeitos negativos.

4. Invista em um combustível de confiança

O combustível que você injeta no seu caminhão pode fazer toda a diferença na performance dele. Sendo assim, evite ir pelo mais “barato” e saiba escolher combustíveis de qualidade e que sejam renomados no mercado.

Caso contrário, um combustível inadequado poderá diminuir o desempenho do veículo, além de abrir caminhos para danos e defeitos – que encarecem as manutenções.

5. Mantenha uma rotina de manutenção preventiva

Para deixar o caminhão mais econômico você precisa garantir que a manutenção preventiva esteja sempre em dia. Caso contrário, alguns danos e defeitos (evitáveis) poderão causar impactos financeiros bastante expressivos.

O mesmo vale para a qualidade das peças que você usa no seu caminhão: manter uma revisão sempre em dia e investir em peças de qualidade garante uma economia a mais.

Não deixe para se preocupar com a integridade do seu caminhão quando o problema já estiver evidente. O acompanhamento da qualidade do veículo garante que alguns problemas sejam detectados precocemente, diminuindo custos no médio e longo prazo.

6. Mantenha uma velocidade equilibrada e constante

Quando estiver nas estradas, evite acelerar e desacelerar de forma recorrente. Isto é, procure manter uma velocidade constante – e dentro dos limites estabelecidos pela legislação, claro.

Isso porque o ato de acelerar e desacelerar de forma repetida pode fazer com que o motor necessite de mais combustível para manter o seu funcionamento pleno. Em contrapartida, uma velocidade constante pode fazer com que o veículo exija menos combustível para o mantimento do movimento.

7. Tente escapar dos momentos de trânsito mais intenso

Sabemos que esta dica pode ser a mais difícil de todas, tendo em vista que nem sempre os caminhoneiros podem escolher o momento em que estarão nas estradas. No entanto, sempre que for possível, procure dirigir quando o trânsito estiver menos intenso.

Afinal, dessa forma você não precisará se preocupar com tantas frenagens bruscas, acelerações interrompidas e uma velocidade inconstante. Sendo que todas essas ações podem prejudicar o funcionamento do motor e gerar um maior consumo de combustível – aumentando os custos do transporte.

8. Cuidado com o uso de ar condicionado

Sim, as estradas podem ser bem quentes. No verão, dependendo do horário, o calor se torna quase “insuportável”. Porém, em determinados momentos a temperatura mais alta tende a ser suportável – ainda mais se houver uma boa ventilação no interior do caminhão.

Desse modo, a nossa última dica para deixar o caminhão mais econômico é justamente essa: use o seu ar condicionado quando perceber que as temperaturas estão exageradamente intensas. Se for possível se refrescar um pouco com as janelas abertas, prefira isso.

Afinal, o ar condicionado pode “roubar” um pouco da potência do motor, além de aumentar o consumo de combustível. Fique de olho no uso desse tipo de equipamento.

Deixar o caminhão mais econômico é possível!

Deixar o caminhão mais econômico é possível sim. Para conquistar isso, bons hábitos na direção e cuidados periódicos são importantíssimos e devem ser colocados em prática.

Se necessitar de auxílio nesse sentido, ou se você estiver buscando peças para caminhão que sejam de qualidade, entre em contato com a equipe da Apta Caminhões!

Estamos aqui para lhe ajudar a tornar as suas viagens mais econômicas e efetivas. 🙂