Blog Apta Caminhões

Lâmpadas de sinalização para caminhões

24 de fevereiro de 2022 por Apta Digital

As lâmpadas de sinalização para caminhões são fundamentais para a segurança do veículo. No entanto, você sabe exatamente quais são elas?

Neste artigo, a Apta Caminhões vai te ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto que é tão importante para todos os tipos motoristas e veículos. Afinal, sem uma boa iluminação, a operação é comprometida e a segurança também.

Continue lendo e saiba mais.

Lâmpadas de sinalização para caminhões – Quais são as principais?

As principais lâmpadas de sinalização para caminhões podem ser as mais diversas possíveis. Afinal, cada veículo vai ter uma estrutura única e, muitas vezes, as lâmpadas podem variar de posição e até de modelo.

No entanto, existe sim um “padrão” de lâmpadas que é seguido por vários caminhões. E esses modelos certamente estarão presentes no seu veículo.

Veja alguns dos principais tipos de lâmpadas de sinalização para caminhões:

Farol e sua composição

O farol é uma das principais peças de iluminação do caminhão. É a partir do farol que a iluminação principal é feita. Porém, o farol em si é repleto de várias outras luzes que devem ser analisadas e verificadas antes de cada operação.

Ou seja, a estrutura do farol é apenas uma “caixa” que guarda várias outras lâmpadas essencialmente importantes na operação do veículo. Algumas dessas lâmpadas, são:

  • Luz de freio: Para indicar que o caminhão está freando.
  • Luz de ré: Para indicar que o veículo vai ou está se movimentando de ré.
  • Luz de posição: Para indicar a largura total do veículo, mostrando onde ele “começa” e onde ele “termina”. Indispensável para veículos grandes, como caminhões e ônibus.
  • Luz âmbar (seta): Luz que indica para onde o veículo vai ou não virar. Uma das lâmpadas que mais gera segurança para a condução do veículo.
  • Lanternas: É o que revela o caminho pela frente, iluminando a estrada de maneira ampla e equilibrada para o motorista.

As luzes de dentro do farol devem ser amplamente investigadas para que o motorista tenha certeza de que todas estão funcionando a cada operação. Ainda neste artigo, veja a importância desse processo de averiguação (e como fazê-lo).

Luz de teto

Além das luzes externas para indicar a condução do veículo, as luzes internas também são muito importantes para a operação. Afinal, a iluminação interna, da cabine do caminhão/ônibus, também ajuda a manter a operação segura e confortável.

Nesse caso, a luz de teto é uma das mais importantes. Ela é usada justamente para manter a iluminação da cabine, de maneira que o motorista tenha um espaço confortável para entrar e sair.

A parte externa do seu veículo também pode ter luzes no teto. Mas, isso vai depender do modelo e configuração da cabine. As luzes do teto na parte de fora, ajudam a demarcar a altura do veículo para uma visualização completa. Além disso, a luz externa no teto ajuda a identificar que o veículo é um veículo grande.

A importância de verificar as lâmpadas de sinalização para caminhões

As lâmpadas de sinalização para caminhões e ônibus podem ajudar na estética – pois o veículo fica realmente muito bonito a noite. No entanto, a sua função real é a geração de segurança para a operação.

Tanto o motorista do equipamento quanto outros motoristas na estrada, se beneficiam de uma configuração adequada de luzes para um caminhão. Com as luzes, é possível perceber a altura, largura e comprimento de um caminhão/ônibus a noite.

O que favorece uma condução muito mais segura – principalmente em estradas que não tenham iluminação pública.

Mas para que tudo isso funcione da melhor maneira, é muito importante verificar as lâmpadas de sinalização para caminhões e ônibus. Veja a importância desse processo por parte do motorista, antes de cada operação:

Operação segura e eficiente

Antes de mais nada, é preciso lembrar da segurança. Isso porque as lâmpadas de sinalização são, sim, para gerar um maior nível de segurança para a operação em geral. As lâmpadas ajudam a evitar diversos tipos de acidentes e incidentes.

Ou seja, você protege tanto o seu veículo de algum eventual dano, como outras pessoas que estejam utilizando o mesmo trecho da estrada em que você está dirigindo.

Luz é informação. E informação é o que o nosso cérebro precisa no trânsito para entender o que está acontecendo, onde estamos e o que fazer em seguida.

Portanto, mantenha as luzes do seu caminhão/ônibus sempre em dia!

Evita multas

Além de garantir a segurança, o correto funcionamento das lâmpadas de um caminhão garante uma operação mais barata. Afinal, as chances de levar alguma multa por iluminação inadequada são eliminadas.

Ou seja, o seu trabalho se torna mais rentável e você não precisa se preocupar em desembolsar algum valor referente a falta de inspeção. Até porque uma simples inspeção antes das operações ajuda a evitar esse tipo de custo.

Facilita a operação

As lâmpadas são itens indispensáveis para o trabalho do motorista de caminhão. À noite, obviamente, elas iluminam o caminho. No entanto, o funcionamento correto das lâmpadas garante uma operação ainda mais facilitada, pois a condução de um vínculo grande requer muito mais atenção.

Por exemplo, ao fazer uma manobra externa em algum lugar sem iluminação, você poderá perceber onde está o seu caminhão somente através das luzes de posição instaladas nas laterais do veículo.

Portanto, mantenha-as sempre intactas e funcionando.

Prevenção e eventuais reparos

Ao fazer a inspeção adequada do conjunto de luzes do seu caminhão, você previne uma série de gastos desnecessários (como as multas). Além disso, você previne problemas maiores e que podem ser evitados com um reparo simples e visto a tempo.

Você conhece o seu caminhão

E por fim, ao inspecionar corretamente as luzes do seu caminhão, você conhece a sua ferramenta de trabalho. E não há nada melhor do que conhecer a fundo o seu caminhão. Isso gera muito mais segurança e conforto para a operação.

 

Conte com a Apta Caminhões para cuidar da parte elétrica do seu caminhão e tenha uma operação mais segura na estrada!