Blog Apta Caminhões

Quais veículos você pode dirigir em cada categoria da CNH

2 de dezembro de 2021 por Apta Digital

Antes de poder dirigir no Brasil, é necessário tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação, ou CNH. Esse é um documento que comprova que você tem capacidade para dirigir certos tipos de veículos. Claro, quem dirige um carro popular não necessariamente está qualificado para pilotar um caminhão, por exemplo.

 

Por isso existem as diferentes categorias da CNH. Sempre que você deseja ter licença para dirigir um veículo de diferente tipo e porte, você precisa passar por um teste para conseguir ao menos uma categoria específica. Mas, o que você pode fazer em cada uma delas?

Acompanhe e entenda o que você pode dirigir com cada categoria da CNH:

 

  • ACC – Autorização para Conduzir Ciclomotor

Na prática, essa é uma licença separada da CNH. E, como o nome diz, ela confirma sua capacidade de dirigir veículos sobre duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada e que não ultrapasse 50 km por hora.
Para tirar a sua ACC você precisa passar em um exame, mas ele costuma ser mais tranquilo que os testes aplicados para a CNH de categoria A ou B. Por outro lado, o documento tem validade de 12 meses, então precisa ser renovado todo ano.

 

  • Categoria A

A CNH tipo A permite que você pilote veículos de duas ou três rodas acima de 50 cm³ de cilindrada. Inclui também todos os ciclomotores que se encaixam nas definições da ACC, podendo conter ou não um carro lateral. É uma boa licença para quem deseja pilotar uma moto, por exemplo, mas é um pouco mais exigente, já que o limite de velocidade e potência são mais altos.

 

  • Categoria B

A partir da CNH de categoria B, o motorista está habilitado a pilotar veículos de quatro rodas com peso bruto de até 3,5 toneladas e capacidade total de até 8 passageiros, fora o próprio motorista. Isso inclui carros e quadriciclos.
Outro ponto é que, com essa licença, você pode acoplar um reboque ou semirreboque ao veículo, desde que a lotação e peso máximos ainda estejam dentro dos limites estipulados. Porém, ainda não é permitida a condução de veículos levando trailers nessa categoria.

 

  • Categoria C

Com essa categoria, além dos veículos anteriores, o motorista também poderá dirigir veículos de carga não articulados acima de 3,5 toneladas de peso bruto, além de veículos com unidades acopladas, com limite de 6 toneladas. Isso inclui caminhões, tratores e máquinas agrícolas.

 

  • Categoria D

Nesse ponto, o motorista já está habilitado a conduzir veículos para transporte de mais de 8 passageiros. É a categoria da CNH necessária para dirigir ônibus e vans. Claro, ela também inclui todos os veículos das categorias A a C e da ACC.

 

  • Categoria E

Com a carteira de categoria E, o motorista tem permissão para dirigir praticamente todos os veículos que não sejam explicitamente de corrida. Nesse ponto, você pode guiar veículos com unidades acopladas acima de 6 toneladas, incluindo caminhões de reboque e semirreboque articulados.

 

Agora você entende melhor todas as categorias da CNH e quais permissões elas garantem. Tenha isso em mente antes de procurar um novo veículo e também na hora de planejar sua autoescola.

 

Quer continuar recebendo mais novidades?

Então, siga a Apta nas mídias sociais e acompanhe tudo em primeira mão.