Blog Apta Caminhões

Veja como calcular o custo do KM rodado do seu caminhão

11 de novembro de 2021 por Apta Digital

Caminhões são recursos essenciais para o desenvolvimento das atividades econômicas como um todo. Porém, eles também representam uma das mais importantes fontes de custos no dia a dia. Saber quanto eles geram em despesas afeta diretamente seu planejamento de gastos. Um dos principais indicadores disso é o custo do KM rodado, um número que você deve sempre ter em mãos na hora de planejar o orçamento do seu negócio.

 

Infelizmente, ainda há muitos empreendedores que não dão a devida atenção a esse aspecto do negócio, o que leva a várias inconsistências no orçamento e impactos no custo do transporte. Se você quer otimizar seus custos, então é melhor entender desde já esse indicador e sua importância para a sua empresa.

 

Para te ajudar com isso, vamos explicar melhor o que é custo do KM rodado e como você pode fazer seu cálculo.

 

O que é o custo do KM rodado?

De forma simples, esse é o valor que você precisa desembolsar para cada quilômetro percorrido pelo caminhão. Incluindo combustível, tributos, manutenção, pagamento do motorista, entre outras coisas necessárias para que ele continue rodando. Um custo menor indica que ele está cobrindo uma distância maior sem incorrer em maiores despesas.

 

Por que é importante fazer esse cálculo?

Calcular o custo do KM rodado do caminhão é fundamental para o seu planejamento financeiro. Primeiramente, isso influencia as despesas envolvidas em cada frete, o que afeta também a precificação dos seus produtos.

Esse cálculo também é importante para identificar possíveis desperdícios em sua logística. Se o custo do KM rodado está muito alto, uma análise pode revelar fatores que podem ajudar a melhorá-lo. Se há um custo além do previsto com combustível, por exemplo, então pode ser interessante buscar um modelo mais econômico ou fazer uma revisão mais atenta no veículo.

 

Como calcular o custo do KM rodado pelo caminhão?

De uma forma bem prática, esse cálculo é realizado somando as despesas e dividindo pela quilometragem total percorrida pelo caminhão. Porém, muitos cometem o erro de focar apenas nas despesas mais óbvias ou de não usar uma mensuração mais precisa desse deslocamento, o que deixa mais difícil tomar a decisão certa posteriormente.

 

Para começar, tome nota de todos os custos fixos do seu caminhão. Eles incluem:

  • Depreciação do caminhão;
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA);
  • Licenciamento anual;
  • Seguro automotivo.

Em seguida, você deve anotar os seus custos variáveis, aqueles que não podem ser previstos com total precisão. Eles incluem:

  • Abastecimento;
  • Manutenção;
  • Troca de pneus.

 

Observe e anote esses valores em um determinado período (geralmente de um mês), some aos custos fixos e divida o total pelo número de quilômetros percorridos nesse mesmo período. Isso te dará o custo por KM rodado naquele período.

 

Se você acompanhar esses números por um tempo, pode tirar uma média e usá-la para projetar custos futuros. Continue medindo o valor real depois de cada mês e comparando com o que foi projetado. Dessa forma, você poderá identificar com mais clareza o que está impactando nos custos para seu negócio.

 

Quer continuar recebendo mais dicas? Então, siga nossas mídias sociais e acompanhe os próximos conteúdos em primeira mão.