18 de setembro de 2025 por Apta Digital
Prolongar a vida útil das baterias de caminhões pode ser desafiador em situações nas quais já existe um consumo elevado ou qualquer tipo de corrosão que comprometa a carga. No entanto, de maneira geral, é possível estender a vida útil delas com algumas boas práticas que, quando implementadas, geram bons resultados a médio e longo prazo.
Neste artigo, a APTA Caminhões e Ônibus te ajuda a entender mais sobre o assunto.
Continue lendo e saiba mais sobre como prolongar a vida útil das baterias de caminhões.
Prolongar a vida útil das baterias de caminhões é fundamental para reduzir os gastos a médio prazo. Afinal, ter que substituir a bateria do seu pesado com frequência certamente pode pesar também no bolso, não é mesmo?
Por isso, algumas boas práticas podem ajudar a evitar custos mais elevados e também possíveis problemas em outros sistemas do caminhão, uma vez que a bateria é um componente vital para o bom funcionamento do veículo.
Você já parou para pensar que um simples teste na bateria do caminhão pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas comuns?
Pois é! Vale a pena levar o seu veículo até uma concessionária para realizar um teste profundo em todos os componentes e também na vida útil da bateria em si.
Os resultados vão fornecer boas insights sobre os próximos passos relacionados aos cuidados e também sobre o que fazer para corrigir algum eventual problema.
Você pode, por exemplo:
Entre outras situações interessantes que os testes periódicos podem revelar.
Essa é uma dica de ouro e que possivelmente você já saiba, mas não custa relembrar: os períodos de longas paradas podem gerar problemas na bateria do seu caminhão, da mesma forma que aconteceria com o seu carro, caso ficasse na garagem por muitos dias seguidos.
Isso não é mito: uma bateria parada por muito tempo sim pode apresentar problemas e até descarregar por motivos como:
Se há consumo de bateria mesmo com o caminhão totalmente desligado, imagine então quando o caminhão está desligado, mas os itens elétricos estão ligados? Pois é! Essa é uma das piores situações que podem gerar descarga da bateria e assim fazer com que os problemas comecem a aparecer.
Portanto, para prolongar a vida útil das baterias de caminhões, evite usar a carga dela com o caminhão desligado ou mesmo sem um carregador eficiente funcionando.
O controle dos itens elétricos precisa acontecer de forma regular. Então, evite:
Não há como precisar, com exatidão, a vida útil de uma bateria de caminhão, já que isso está totalmente relacionado a forma como a bateria é usada e cuidada no dia a dia. Se você seguir as dicas deste artigo, a durabilidade certamente será maior. Mas um uso inadequado e imprudente, certamente fará a bateria descarregar.
No entanto, é possível verificar a validade junto ao fabricante, que geralmente vai indicar uma vida útil de 2 anos a 2 anos e meio, dependendo da estrutura e porte da bateria.
As baterias dos caminhões precisam ser, naturalmente, mais potentes do que as baterias de carros.
Afinal, para dar a partida, mais força será necessária e, nesse caso, é comum encontrar veículos com baterias de 12 volts ligadas em série.
Mas isso não significa que não haja baterias maiores. Tudo vai depender do porte e da necessidade do caminhão.
Em média, de 4 a 12 horas.
Mas é possível que algumas baterias precisem de mais de 15 horas para serem totalmente recarregadas, já que tudo vai depender do estado de carga inicial e do tipo de carregador utilizado.
Mantenha a saúde do sistema elétrico do seu caminhão em dia. Procure a APTA Caminhões e Ônibus para fazer uma inspeção e recomendar boas práticas de acordo com o seu veículo e as condições dele.