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Descomplicando a calibragem de pneu de caminhão: Tudo o que você precisa saber

16 de novembro de 2023 por Apta Digital

Por mais que pareça algo simples, a calibragem de pneu de caminhão precisa ter um pouco mais de energia empenhado do que você imagina. Especialmente em caminhões, onde o peso sobre os pneus é grande e a calibragem faz toda a diferença na segurança, consumo de combustível e outros aspectos.

Neste artigo, a APTA Caminhões te ajuda a entender mais sobre a calibragem de pneus da frota. Veja os detalhes mais importantes que você precisa saber.

Continue lendo!

Como fazer a calibragem de pneu de caminhão de maneira adequada?

Há muitos aspectos importantes que você precisa entender antes de sair calibrando a sua frota de maneira aleatória. Claro, você já deve saber disso: a calibragem correta dos pneus garante economia em todos os setores da empresa, já que o caminhão roda de maneira mais segura e com performance.

Abaixo, veja alguns pontos importantes a se considerar na hora de fazer a calibragem de pneu de caminhão:

  • Quando os pneus estão murchos
  • De quinze em quinze dias
  • Saída para viagens longas
  • Calibragem do estepe quinzenalmente
  • Os pneus precisam estar frios
  • Atente-se para a pressão ideal de cada pneu

Continue lendo para saber mais detalhes sobre cada um desses itens e coloque em prática uma calibragem segura e adequada.

Quando os pneus estão murchos

O primeiro ponto a se observar para fazer a calibragem correta da frota, claro, é quando os pneus estiverem visivelmente murchos. Essa é uma condição muito grave que pode danificar os pneus de maneira irreversível e gerar um custo elevado para a troca.

Por isso, nunca deixe os pneus chegarem a um nível visivelmente murcho. E se eles murcharem de uma hora pra outra, chame um borracheiro para remover a roda e verificar o que aconteceu.

Muitas vezes pode ser um problema simples de ser resolvido mas que, se não resolvido, vai mudar a configuração da banda de rodagem e vai gerar muito mais desgaste no pneu.

De quinze em quinze dias

Essa é uma “regrinha” importante para quem quer manter a calibragem da frota sempre em dia: estipule um prazo de calibragem de 15 em 15 dias. Se você quiser ser mais pontual, calibre os pneus a cada 7 dias.

Essa calibragem preventiva é muito importante para garantir que a frota rode sempre com segurança e impõe uma rotina de implementos de segurança que vai fazer toda a diferença dentro do seu negócio.

Além disso, a calibragem constante (2 a 4 vezes por mês), fará com que você perceba problemas muito mais rapidamente, como furos ou danificações.

Saída para viagens longas

Outro momento muito importante de fazer a calibragem de pneu de caminhão e verificar se a pressão dos pneus está em dia, é quando a frota sair para viagens longas. 

Ou seja, quando há muita estrada pela frente e quando o efeito centrífugo entra em ação de maneira ainda mais ativa.

Mas antes de fazer qualquer viagem mais longa, a calibragem dos pneus precisa acontecer ainda com os pneus frios. 

Preferencialmente, no dia seguinte, calibre novamente, até que a sua viagem seja concluída. Isso vai manter o rodado ergométrico, equilibrado e o caminhão vai ter boa estabilidade, sem gastar demais a banda de rodagem.

Calibragem do estepe quinzenalmente

Algo muito importante e que você não pode esquecer, é de calibrar o estepe. Ele é fundamental para manter a segurança do veículo, já que você nunca sabe quando e onde o pneu pode furar, não é mesmo?

Então, calibre os pneus de estepe pelo menos duas vezes por mês (de 15 em 15 dias) e assim você sabe que sempre vai ter o estepe pronto para usar quando for necessário.

  • Dica: calibre os estepes no mesmo período de calibragem que você escolher para calibrar os pneus que estão no rodado. Assim todos eles estarão sempre com uma pressão semelhante (nunca igual, claro, pois um pneu parado e um pneu ativo têm muita diferença de pressão).

Os pneus precisam estar frios

Outro ponto importante que você não pode esquecer na hora de fazer a calibragem de pneu de caminhão, é que eles precisam estar sempre frios. 

Ou seja, você não pode rodar quilômetros e mais quilômetros e depois calibrar. A pressão da roda quente é diferente da pressão da roda fria.

Então, faça o seguinte:

  • Rode no máximo 2km antes de calibrar o pneu. Ou seja, vá no posto ou borracheiro mais perto da sua empresa ou casa.
  • Se for preciso rodar mais do que isso, coloque algumas libras a mais na calibragem (cerca de 2 ou 3) para garantir essa compensação.

Atente-se para a pressão ideal de cada pneu

Cada caminhão vai ter a recomendação de pressão ideal para cada um dos pneus e de acordo com a carga no veículo. Quanto mais pesado o caminhão e a carga, maior será a quantidade de libras.

Mas é preciso fazer um balanço adequado de acordo com o que indica a montadora, para que os pneus possam rodar de forma segura e financeiramente viável. 

Muito ar dentro dos pneus ou pouco ar dentro dos pneus faz a banda de rodagem gastar mais e todos os outros equipamentos do caminhão podem desgastar mais por causa da calibragem errada.

Fique atento!

O que é melhor: nitrogênio ou ar comprimido?

Isso vai depender exclusivamente do quanto você está disposto a investir para que o seu pneu esteja sempre calibrado. 

Uma das principais vantagens do nitrogênio é que ele mantém a pressão regulada por mais tempo, enquanto que o ar comprimido fica menos retido.

Ao calibrar com nitrogênio, você garante mais vida útil e menos inspeções. Mas somente uma borracharia especializada pode fazer essa implementação, ok?

Então, pra resumir o que você aprendeu sobre calibragem de pneu de caminhão:

  • Nunca deixe os pneus ficarem visivelmente murchos.
  • Se os pneus murcharem rapidamente, chame um borracheiro.
  • Problemas no pneu podem causar desgaste na banda de rodagem.
  • Calibragem recomendada a cada 15 dias, ou semanalmente para maior precisão.
  • Calibragem regular detecta problemas rapidamente.
  • É importante calibrar pneus antes de viagens longas e com eles frios.
  • Calibre novamente no dia seguinte de uma longa viagem.
  • Calibre o estepe quinzenalmente.
  • Os pneus devem ser calibrados frios, após rodar no máximo 2km.
  • Se rodar mais de 2km antes da calibragem, adicione 2-3 libras extras.
  • Siga a pressão ideal recomendada para cada pneu, considerando a carga.
  • Nitrogênio mantém pressão mais tempo, mas requer uma borracharia especializada.

 

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